segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cerimônia de posse da nova presidente do Brasil

O trajeto que levou a presidente da Granja do Torto ao Congresso Nacional, onde ela foi empossada, durou 30 minutos, pois ocorria uma forte chuva, o que a impediu de desfilar em carro aberto.

Ao chegar ao plenário da Câmara, foi recebida por gritos de “olê, olê, olê, olá, Dilma”.
Dilma Rousseff tomou posse como a primeira presidente mulher do Brasil, onde enfatizou o compromisso de gênero, lembrando que seria a primeira vez “que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher. Além de Lula, a presidente fez homenagem particular ao ex-vice-presidente José Alencar, internado.

Na qualidade de presidente do Senado, José Sarney comandou a posse de Dilma e do vice-presidente Michel Temer, comportando-se como mestre-de-cerimônias.

Durante as falas da Presidente tiveram duas referências ao escritor mineiro João Guimarães Rosa, seu conterrâneo. Ainda destaca a estabilidade e/ou avanços na economia “Podemos ser, de fato, uma das nações mais desenvolvidas e menos desiguais do mundo - um país de classe média sólida e empreendedora”.
Dilma lembrou os tempos da juventude, quando combateu a ditadura militar e foi presa e torturada. "Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor. Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Dividido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem", disse.

Ainda faz referência à Lula, onde coloca-se responsável em promover o “despertar de um novo Brasil” e “o maior processo de afirmação” que o país já viveu. “Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa”, disse a presidente Dilma reafirmou que a luta de seu governo será “a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos”, além da melhora na “educação, saúde e segurança.”

Dilma reafirmou compromissos com as liberdades individuais, religiosas, de imprensa e opinião. “Reafirmo que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”. Voltou a dizer que “estende a mão” à oposição e deu as linhas gerais de como agirá na relação externa, dizendo que atuará de forma dura contra protecionismo de países ricos e de que não tolerará a existência de “enormes arsenais atômicos” e o terrorismo”.

Emocionada Dilma resalta “presidenta de todos os brasileiros”. E encerrou homenageando a mãe, a filha e a neta, deixando sua mensagem “É com este mesmo carinho que quero cuidar do meu povo”.
O abraço em Lula, no alto da rampa do Palácio do Planalto, também foi outro momento marcante. O cumprimento ocorreu por volta das 17h, em frente a quase 30 mil pessoas. Lula se despede.

“O governo Lula é que permitiu o avanço do Brasil e chegarmos de forma democrática pelo o grito do povo brasileiro eleger uma mulher como Presidente da Republica Brasileira” finaliza a Dilma Rousseff.



FELIZ ANO NOVO

Todo mundo sempre costuma repetir:
"Ano-novo, vida nova".
Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática?

Se no ano que passou,
você não conseguiu atingir suas metas,
concretizar sonhos, acumulou mágoas
e não superou desafios inesperados,
agora é a hora de abrir as janelas da mente e do coração para o futuro.

É importante captar mensagens externas e não esquecer de olhar para dentro de si porque o caminho para uma vida nova passa, impreterivelmente, por nosso universo interior.

A mutação de seu momento atual, enfim, depende exclusivamente de você. Depende do seu trabalho mental, em acreditar e realizar. Nada, nem ninguém poderá fazer isso por você.

A ajuda pode, sim, vir de fora, mas o impulso deve partir de você. Independentemente de sua situação atual.

Em primeiro lugar, questione com honestidade:

"Eu realmente quero mudar minha vida?"

Se a sua resposta for afirmativa, então é hora de mexer-se porque o ano-novo está aí.
Para que isto dê realmente certo, é necessário, antes de tudo, se permitir mudar.

O próximo passo é derrubar aquelas barreiras internas tão prejudiciais, como o preconceito consigo próprio, o medo, a inveja e o rancor.

E, não esqueça, o mundo ao seu redor apenas reflete o que você é.

Feliz Ano Novo!!!